Doenças geralmente tratadas pelo Proctologiasta
HEMORRÓIDAS
A doença de Crohn causa inflamação do intestino e pode se espalhar para camadas mais profundas do órgão, podendo ser diferente em cada pessoa.
Pode causar diarréia crônica, dores abdominais, emagrescimento, sangramento retal e eliminação de pus. Ela não tem cura e pode levar a outras complicações, como perda de peso e desnutrição. Porém, o tratamento pode controlar a doença
PÓLIPOS INTESTINAIS
É uma alteração causada pelo crescimento anormal da mucosa do intestino grosso (cólon e reto). É uma das condições mais comuns que afetam o intestino, ocorrendo em 15 a 20% da população. Inicialmente são diminutos e benignos (adenoma), podendo crescer até sofrerem transformação maligna (adenocarcinoma). Por este motivo é tão importante a remoção dos pólipos, com a finalidade de prevenir o câncer.
RETOCOLITE ULCERATIVA
Trata-se de doença que acomete o intestino grosso (cólon e reto). Ela se caracteriza por inflamação da camada superficial do intestino chamada mucosa. Não há uma causa definida, portanto não tem tratamento específico para sua cura. No entanto, é passível de controle através de medicamentos.
PROLAPSO RETAL
Esta doença se caracteriza pela exteriorização do reto através do orifício anal. Pode ser um prolapso completo ou parcial. No último caso, apenas a camada mucosa (a mais superficial) se faz notar. Seu surgimento é mais frequente na infância ou na idade avançada.
FÍSTULA ANAL
Fístula anal – ou fístula perianal – é um trajeto (um “túnel”) que se forma entre o ânus e a pele ao redor dele. Devido a essa comunicação, há a passagem de secreção contaminada de dentro do reto ou canal anal para a pele, normalmente percebida como uma “bolinha” ao redor do ânus que incha e por onde vaza secreção tipo pus, que pode sujar a roupa.